Notícias

 

Por que há diferença nas cores da tinta para listrar pneus?



O pneu é considerado uma das peças mais importantes do
setor automotivo. Sua fabricação envolve diversas etapas, que vão desde a mistura de diferentes tipos de borracha, até a montagem do produto em si.

 

Porém, existe um processo em específico dessa produção que poucas pessoas conhecem: a marcação de listras coloridas que são realizadas através de uma tinta para pneu.

 

De maneira bem simples, essa marcação feita pela tinta para pneu identifica a marca, modelo, medida e especificações daquele produto. Sua principal função é conseguir reconhecer um pneu do outro durante o processo de armazenagem, carregamento, exportação, entre outras etapas de produção.

 

As cores mais utilizadas são:

 

·         Vermelho;

·         Verde;

·         Amarelo;

·         Azul.

 

Cada uma dessas cores possui uma função específica, podendo variar de fabricante para fabricante, na qual cada um deles possui o seu código de cores, identificando os diferentes pneus produzidos.

 

 ( https://www.youtube.com/watch?v=FjhOW6GYNvM)


 

A tinta para pneu tem relação com a qualidade do produto?

 

É muito comum ouvirmos que as faixas de tinta para pneu estão relacionadas com a qualidade do produto. Porém, essa informação não é verdadeira.

 

As linhas coloridas são utilizadas durante o processo de produção do pneu. Ou seja, as cores já estão definidas e são aplicadas antes de obter a peça final propriamente dita.

 

Por isso, vale sempre destacar que as linhas não identificam nenhum tipo defeito de qualidade. Pelo contrário, essas marcações servem para organizar e controlar a produção, garantindo um processo mais rápido e eficiente.

 

É fundamental que essa marcação feita pela tinta para pneu seja realizada por uma empresa especializada nesse tipo de serviço, garantindo uma pintura com precisão e durabilidade.

 

Isso porque, a tinta utilizada precisa ser específica para esta finalidade, que vulcaniza com a borracha sem manchar o molde, com cores vibrantes e com tempo de secagem rápida, tornando-se uma marcação permanente, sumindo apenas com o atrito de rodagem.

 

A Aleusa Brasil é referência em marcação industrial no país, oferecendo soluções de codificação e marcação de alta complexidade, com foco em identificação e rastreabilidade. Os maiores fabricantes do mundo utilizam as tintas que fornecemos, pois sabem que atendemos os requisitos das diversas linhas de produção.


Entre em contato com um de nossos especialistas e conheça os sistemas de impressão ideal para o seu produto.

 

Acesse o link e fale com um especialista:

https://www.aleusa.com.br/contato

 

 

Leia também:

- O papel da codificação e marcação na indústria automotiva