Notícias

Codificações em pneus e borrachas: como funcionam?

 

 

Os sistemas de codificações em pneus e borrachas são importantes para a rastreabilidade ao longo da vida útil desses produtos.

 

Cada componente e cada etapa da produção de pneus coloca diferentes demandas em marcação confiável - da folha de borracha crua ao cabo de aço e tecido, desde a banda de rodagem até os produtos prontos para embarque.

 

Nesse processo, a marcação deve ser durável sem deixar resíduos em moldes ou máquinas. Em alguns casos, as marcações servem para apontar pontos defeituosos, mas em qualquer situação seu resultado de impressão tem que ser fornecer informações mesmo com caracteres pequenos.

 

As marcas necessárias variam de pontos simples a códigos alfanuméricos, Data Matrix ou QR codes - entre outros tipos de codificações para rastreamento.

 

Sistema de codificações em pneus e borrachas

 

 

Devido à estreita cooperação com a indústria de pneus, a Aleusa, especialista em codificação e marcação, comercializa o sistema de codificação e marcação REA JET RPS (Rubber Printing System) especialmente para marcação de borracha bruta e produtos semiacabados.

 

Os sistemas de codificação e marcação da REA podem ser integrados à produção e ajudar no processo de transformação rumo a Indústria 4.0, pois são muito flexíveis e se adaptam à mudança do conteúdo dos dados.

 

 

Como é feita a marcação

 

A impressora a jato de tinta de alta resolução REA JET RPS requer baixa manutenção e imprime linhas, logotipos ou símbolos. Sua tecnologia é capaz de fazer impressões com equilíbrio e qualidade.

 

Dessa forma, marca as codificações na matéria-prima, pneus semi acabados ou acabados com textos alfanuméricos.

 

O sistema robusto funciona extremamente rápido e precisamente em superfícies absorventes e não absorventes, mesmo em ambientes severos - e com baixa manutenção devido à sua tecnologia de cabeça de impressão de baixo desgaste.

 

O pneu então é embalado e preparado para despacho com uma etiqueta contendo informações detalhadas sobre suas características, como tamanho, peso, origem e data de fabricação.

 

Especialista em soluções de codificação

 

A Aleusa se estabeleceu como fornecedora de soluções de codificação em pneus e borrachas. Ao fornecer soluções especiais completas para piso de borracha, tubos e vários compostos de borracha, os sistemas de impressão permitem a codificação e a marcação, bem como rastreabilidade completa.

 

Além disso, oferece sua experiência em tecnologias robustas, conhecimento de fórmulas de longa data e um portfólio abrangente de tintas pigmentadas. Graças à robustez incomparável das cabeças de impressão do REA JET, comercializado pela Aleusa, até mesmo, tintas baseadas em nafta podem ser processadas de forma confiável.

 

O que você achou? Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais sobre a solução de codificação em pneus e borrachas!